O Projeto

 Novas Estradas da ATA




O estado de Alagoas com seus 102 municípios, conta com salas para as artes cênicas somente nas cidades de Arapiraca, Maceió e Penedo. Também sem escolas ou cursos de artes cênicas no interior, ou veículos de comunicação e circulação para todo o Estado voltados para as artes cênicas e sendo ainda, poucas e iniciais as Políticas Publicas de Ação Cultural que oportunizem a circulação dos bens culturais pelo Estado, a produção teatral fica limitada aos produtos televisivos que acabam replicados nas produções teatrais locais e que são, em sua maioria, voltadas para a religiosidade e presentes na execução dos folguedos tradicionais (Pastoril, Guerreiro, Bumba meu Boi, Chegança entre outros).

Neste contexto, o Projeto Novas Estradas da ATA, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultora (Secult), se faz oportuna e emergencial a interiorização de oficinas de artes cênicas e intercâmbios com grupos, artistas, intelectuais, educadores e gestores culturais para disseminação dos conhecimentos teatrais para as comunidades do estado.

Com atendimento às cidades de São José da Lage, Arapiraca e Penedo,Coruripe, São Miguel dos Campos, e Viçosa, nesta primeira etapa (agosto e setembro de 2012), estaremos oportunizando, aos artistas e grupos já existentes, a possibilidade de um intercambio que normalmente fica restrita apenas à capital e com esta ação buscaremos estimular a formação de novos grupos, multiplicando os núcleos teatrais produtivos  no Estado.

Apresentaremos gratuitamente em cada cidade o espetáculo Estrela Radiosa” vencedora do prêmio “Alagoas em Cena” de 2006, tendo realizado temporada em Maceió, em escolas públicas, na III Bienal Internacional do Livro / Alagoas, Mostras de Teatro do SESC, SESI e DITEAL, e circulação em 06 municípios pela Caravana Cultural desta SECULT-AL, somando no interior e na capital, 50 apresentações o que contemplou público estimado de 12.000 espectadores.

Estrela Radiosa - O texto de Ronaldo de Andrade, narra cenicamente episódios a cerca da formação geopolítica, histórica e cultural de Alagoas, expondo de maneira irreverente a origem e principais fatos da história do Estado, através de personagens reais e fictícios como os índios Caetés, Dom Pero Fernão de Sardinha, Calabar, Maurício de Nassau, Dona Rosa da Fonseca, Dona Pernambuco, Carranca, Gitirana, Penedo, Oxum e Exu, Estrela Radiosa, o povo, figuras alegóricas que compõem as cenas como fio condutor até a apoteose final, a fundação de Maceió! A Estrela Radiosa visita as principais cidades históricas de Alagoas: Porto Calvo, Penedo, Marechal Deodoro, até fundar Maceió. Ela realiza um périplo divertido e instigante.


Metas a serem alcançadas  
v  Possibilitar o acesso gratuito a bens culturais;estimular, divulgar e proporcionar a vivência de técnicas cênicas que colaborem para a melhoria da realização teatral da comunidade e na comunidade, através de oficinas que buscam qualificar artistas, grupos e atividades teatrais em onze cidades do interior de Alagoas; 
v  Proporcionar técnicas de teatrais para artistas e grupos a partir da realização de oficinas teatrais nas cidades atendidas, estruturando inclusive o repertório de montagens já existentes;
v  Fornecer subsídios cênicos-interpretativo para o desenvolvimento do ator: voz, corpo, maquilagem, figurino, dramaturgia e interpretação a partir de oficinas de intercambio;

v  Transmitir conhecimentos para a prática docente do teatro sobre: história e criação dramatúrgica, crítica e uso de técnicas no processo teatral;

v  Apresentar gratuitamente à população do interior de Alagoas a peça teatral “Estrela Radiosa” de Ronaldo de Andrade.


2 comentários:

  1. Adorei o projeto, espero que logo vocês possam passar por São Luis do Quitunde. A cidade carece por demais de ações culturais, o povo sente vontade de conhecer o TEATRO e as suas maravilhas. Caso seja possível me disponha a fazer o intercâmbio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Gilson,ficamos felizes por apreciar nosso trabalho. Após essa primeira etapa daremos início a segunda fase do projeto. Bom saber que temos apoio no município, isso é fundamental para levarmos a peça e as oficinas. Manteremos contato.Evoé!

      Excluir