terça-feira, 4 de setembro de 2012


Educadores e comunidade de Arapiraca exercitam potencial artístico em oficinas de teatro, dança e circo
Atividades fazem parte do Projeto Novas Estradas da ATA
Foto: Cibelle Araújo

O final de semana foi de muita arte para os educadores e comunidade arapiraquense. Alunos, professores e comunidade em geral participaram de oficinas de teatro, dança contemporânea, dança primitiva, cenografia e circo.

Por todo o espaço do Centro de Apoio à Atividade Integral, localizado na praça da Prefeitura, o que se via era a arte em suas variadas formas. Aos poucos os olhares tímidos dos jovens e adultos cediam lugar para a curiosidade e descontração. O silêncio na sala em que acontecia a oficina de percussão aos poucos foi tomado por uma infinidade de sons que logo entravam em sintonia com os passos e as batidas fortes da dança primitiva.

Na sala ao lado, um grupo de professores estava atento às técnicas e aos cuidados necessários com a voz. Num espaço bem próximo, as cores preenchiam o espaço da sala onde acontecia a oficina de circo.

No auditório dezenas de pessoas subiam ao palco e expressavam todo o seu potencial artístico nas aulas de artes dramáticas, usando o corpo como forma de expressão. E foi nesse mesmo espaço que os participantes embarcaram numa viagem rumo ao universo da literatura. De Lêdo Ivo, passando por Elisa Lucinda e culminando no texto de Graciiano Ramos. 

Mas não para por aí. As oficinas acontecem até o final do mês. E o que é melhor é que todas essas experiências poderão ser vistas e compartilhadas por toda a comunidade na apresentação da montagem do Espetáculo “A Terra dos Meninos Pelados”, do mestre Graça, texto adaptado pelo professor e cenógrafo Alberto Du Carmo.

O cenário para essa montagem está sendo confeccionado por educadores e jovens participantes das oficinas. Tudo é feito de material reciclado. Garrafa pet, papelão e jornal são alguns dos instrumentos utilizados. 

Oficinas - As atividades fazem parte do Projeto Novas Estradas da ATA, realizado pela Associação Teatral das Alagoas – ATA em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de AL. No município conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Arapiraca, Secretaria  Municipal de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo.

As atividades retornam no dia 15 de setembro, na casa da Cultura e no Centro de Apoio à Educação Integral.




Nenhum comentário:

Postar um comentário